ATIVIDADES COMPLEMENTARES - Curso de Comunicação Social
As Atividades Complementares são práticas acadêmicas, obrigatórias para os alunos do UniFIAMFAAM. Essas atividades são apresentadas sob múltiplos formatos, com Relatório Padrão Único, com o objetivo de:
- complementar e sintonizar o currículo pedagógico vigente;
- ampliar os horizontes do conhecimento bem como de sua prática para além da sala de aula;
- favorecer o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais;
- favorecer a tomada de iniciativa nos alunos (proatividade).
A prática das Atividades Complementares é uma determinação MEC - CNE, em qualquer curso de graduação.
Assim, não existe dispensa de Atividades Complementares.
CARGA HORÁRIA e REGRAS BÁSICAS
1) O aluno deverá comprovar um mínimo de 200 horas de atividades
durante o curso.
2) O aluno deve participar de pelo menos 4 das atividades referidas.
A critério da coordenação poderão excepcionalmente, ser computadas mais horas para
determinada categoria.
3) A comprovação das atividades realizadas no UniFIAMFAAM será
feita através de relatórios emitidos pela coordenação do curso e disponibilizadas
mensalmente ao aluno. Os terminais de consulta de nota/falta apresentam a quantidade
de horas validadas até a data.
4) O aluno, ao longo do curso, realiza atividades e reúne os comprovantes
como declarações e certificados, que deverão ser levados para registro semestralmente,
para as devidas anotações junto ao órgão encarregado pelo controle das Atividades
Complementares no curso.
5) O aluno deve comprovar o cumprimento de 50 horas anuais ( ou
25 horas semestrais ) de atividades complementares. Isto não ocorrendo, poderá cumprir
as horas faltantes no período seguinte.
O aluno que não cumprir as 200 horas de Atividades Complementares no decorrer
do curso não terá direito ao Diploma de Graduação, mesmo que tenha obtido aprovação
em todas as disciplinas regulares de sua grade curricular.
Arquivos disponíveis para download no :
Relatório Padrão Único (pdf) e Formulário de Comunicação de Atividade Complementar - PROFESSOR (zip)
CATEGORIAS
As Atividades Complementares se apresentam como:
A – ATIVIDADES FORA DO CAMPUS
Desenvolvidas fora do campus universitário, através de cursos de extensão em outras
instituições, visitas a órgãos públicos ou entidades particulares ligadas à área
de abrangência do curso, estágios, etc
Cursos, palestras, seminários, congressos, conferências, oficinas, visitas técnicas,
estágios, etc.. em entidades educacionais, estudantis ou profissionais, públicas
ou privadas reconhecidas pela instituição. Tais atividades devem ser adequadas à
formação complementar do aluno. Considera-se a participação do aluno, na forma passiva
ou ativa, ou seja, na condição de "participante" ou "palestrante / instrutor / apresentador".
Para a comprovação de atividades nesta categoria o aluno deverá juntar o máximo
de comprovações, tendo em vista garantir a sua autenticidade, bem como o cumprimento
significativo da atividade, tais como:
- folders e folhetos da atividade ou evento;
- programa e conteúdo da atividade, informando a carga horária;
- nome, ramo de atuação, endereço, telefone da entidade.
- cópia de ficha de inscrição;
- comprovantes de pagamento (se aplicado);
- declaração de participação;
- crachá de identificação e acesso a eventos, dentre outros.
RELATÓRIO TÉCNICO
Adicionalmente, o aluno deverá produzir um relatório técnico, de próprio punho,
em folha de papel almaço, contendo um descritivo claro e consistente das atividades,
interpretando, problematizando e relatando sobre o conteúdo técnico adquirido bem
como os benefícios proporcionados. Vale observar que por motivos terminantemente
pedagógicos, esse relatório não poderá ser datilografado, impresso por computador
ou apresentado em qualquer outra mídia, seja digital ou não - que não seja o formato
solicitado (papel almaço, escrito de próprio punho).
Qualquer tipo de comprovante será válido desde que em nome do aluno/participante.
Em hipótese alguma serão aceitos comprovantes em nome de terceiros.
As atividades desta categoria serão rigorosamente verificadas. Assim, solicitamos
a sua máxima atenção no cumprimento das regras. Simples comprovantes ou declarações
não serão aceitas. Poder-se-á, circunstancialmente, contactar as entidades para
a obtenção de referências e comprovação de fatos.
O número de horas a ser creditado ao aluno por atividade externa será determinado
pela Coordenação de Atividades Complementares do curso.
B – PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS
Trata-se de uma série de eventos, palestras, seminários, sessões técnicas, exposição
de posters técnicos, jornadas acadêmicas, ciclos de seminários, dentre outros, organizados
pelos Núcleos e ofertados aos alunos. As atividades serão ofertadas através de programas
publicados periodicamente em murais, salas de aulas, agenda específica e no site.
Esta categoria de atividade complementar atende interesses gerais e específicos.
Os temas de interesse geral podem ser assistidos por alunos de todos os cursos.
Os temas específicos são orientados a um público alvo particular (curso).
C – PESQUISA TEÓRICA OU EMPÍRICA
Pesquisa, teórica ou empírica, a fim de que os alunos possam visualizar o conteúdo
do curso em sua projeção social real, com a finalidade de que a formação universitária
não esteja restrita apenas à aplicação e interpretação do conhecimento, mas que
sejam formados (alunos) para também construí-lo. Nesse caso também os alunos ajustarão
com os docentes o objeto da pesquisa teórica ou empírica, as condições de sua realização,
avaliação e registro. Os docentes atestarão a atividade realizada.
Esta categoria de atividade complementar inclui: projetos envolvendo implementação
prática, pesquisa teórica, oficinas, formação de grupos de estudo e grupos de interesse
com produção intelectual ou projeto com implementação real.
As atividades serão ofertadas pelas coordenações através de editais e também comunicadas
nas salas de aula pelos docentes.
D – EXTENSÃO - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE
Extensão, que consiste na prestação de serviço em questões ligadas à cidadania,
família, saúde, educação, moradia, a fim de que experimentem a função social do
conhecimento produzido. Os alunos poderão delas participar sob orientação da Coordenação
que as programará, coordenará e controlará o cumprimento das atividades.
- As atividades desta categoria poderão ser ofertadas pelas Coordenações das habilitações
através de editais e/ou comunicadas nas salas de aula pelos docentes.
- Os próprios alunos podem e devem, pesquisar ambientes na sociedade aos quais possam
levar seus conhecimentos de forma criativa e produtiva. Na hipótese, devem apresentar
a proposta ao setor responsável pelas Atividades Complementares do seu curso para
autorização e estabelecimento do número de horas que será creditado.
Voluntariado em Entidades Filantrópicas
Alunos que participam de programas de voluntariado poderão apropriar créditos nesta
categoria desde que as atividades desenvolvidas estejam diretamente ligadas à área
técnica de abrangência de seu curso.
Nesse caso, o aluno deverá apresentar um pequeno projeto apresentando os aspectos
gerais da atividade não deixando de incluir o cronograma de trabalho proposto, horários
das atividades, bem como os dados da entidade filantrópica. O projeto deverá ser
devidamente homologado pela coordenação do curso para o devido prosseguimento.
Ao final, o aluno deverá apresentar:
- Relatório das atividades realizadas, detalhado por data e horário, datilografado
ou impresso por computador em folha tamanho A4. Incluir no início do relatório um
tópico destinado à descrição detalhada da entidade em que participou como voluntário.
- Relatório descrevendo a sua experiência, relatos importantes e conclusões no tocante
ao contexto social. Em papel almaço (uma folha), de próprio punho.
- Declaração ou certificação emitido pela entidade de caridade ou filantrópica atestando
as atividades desenvolvidas - em papel timbrado, despachado (assinado) por declarante
com autonomia e carimbo.
Caso o aluno não atender rigorosamente as normas apresentadas, correrá o risco de
não obter a certificação válida para a apropriação de créditos de Atividade Complementar.
As atividades desta categoria serão rigorosamente verificadas.
Assim, solicitamos a máxima atenção no cumprimento das regras. Simples comprovantes
ou declarações não serão aceitos. Poder-se-á, circunstancialmente, contactar as
entidades para a obtenção de referências e comprovação de fatos.
E – MONITORIA
A monitoria visa propiciar ao estudante a oportunidade de desenvolver, sob supervisão
docente, suas habilidades para a carreira docente nas funções de ensino, pesquisa
e extensão. O monitor auxilia o corpo docente nas tarefas didático-científicas:
preparação de aulas, trabalhos didáticos, atendimento a alunos, atividades de pesquisa
e extensão, trabalhos práticos e experimentais em laboratório, em biblioteca e no
campo, além de outros compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência.
Somente pode inscrever-se para concorrer às vagas de monitoria, definidas em Edital,
o aluno que comprove a aprovação na disciplina em que pretende atuar, com nota igual
ou superior a sete. Para o exercício de suas funções o monitor recebe certificado
e uma bolsa correspondente a 20% da mensalidade em vigor, durante o período em que
exercer a atividade.
F – INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Iniciação Científica, como atividade investigativa no âmbito de projeto de pesquisa,
sob tutoria de professor titulado, visando o aprendizado de métodos e técnicas científicas
e o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade. A Iniciação Científica
está aberta aos alunos a partir do 2o ano e depende de publicação de edital, no
qual constarão o número de vagas e as condições para participação.
Informações e dúvidas sobre o programa de Iniciação Científica, consultar o Coordenador
responsável pela atividade em seu curso.
G – DISCIPLINAS NÃO PREVISTAS NO CURRÍCULO PLENO
Os alunos têm a possibilidade de se inscrever em disciplinas de outros cursos e
áreas mantidos pelo complexo educacional UniFIAM-FAAM, FMU e FISP e que tenham implicações
ou correlações com o campo que estejam ligados, abrindo-se assim uma perspectiva
interdisciplinar na sua formação.
Essas disciplinas serão ofertadas através de informes ou editais publicados pelos
Núcleos ou cursos, na hipótese da ocorrência de vagas e aceitação pelo professor,
que atestará ao final, o cumprimento da atividade. Esta atividade está sujeita a
normas e regras adicionais determinadas pelos cursos responsáveis pelas ofertas.
Projeto SP FIAM
O SP FIAM – Sou Publicidade FIAM -, é um blog que visa corroborar a relação entre alunos e professores, com o curso e o mercado publicitário.
Por que SP FIAM? A nome é proveniente de uma “brincadeira” com as iniciais de Sou Publicidade do FIAM-FAAM Centro Universitário. A palavra “sou” foi escolhida para representar a identidade dos alunos e professores com o curso. A ideia de que “sou publicidade”, pode ser comparada com expressões tais como: “sou forte”, “sou capaz”, “sou profissional” ou “sou feliz”.
A semiótica nesse caso, revela o estado de espírito dos nossos alunos e professores, pois a nossa missão não é momentânea e sim definitiva.
Esse espaço virtual foi pensado para fortalecer as práticas pedagógicas, divulgação de eventos, cursos e oportunidades, além de manter o nosso aluno atualizado e abastecido por meio de entrevistas, discussões, análises sobre campanhas e, reprodução das principais matérias divulgadas pela internet.
A missão deste blog é mostrar o ambiente acadêmico e profissional da Publicidade e Propaganda, ampliar o acesso dos alunos e professores à informação e conteúdo, unir a comunidade acadêmica por meio de atividades e eventos e possibilitar aos nossos alunos um espaço de debate e aprendizado.
Nossos principais valores são também os nossos maiores compromissos: a excelência acadêmica, o fortalecimento do nosso discente e, o reconhecimento do nosso corpo docente.
Temos como visão um futuro contínuo, que se alinha à visão do curso, de formação e profissionalização. Almejamos nos tornar cada vez mais sólidos enquanto referência de profissionais para o mercado publicitário, apoiando a pesquisa científica e de mercado, além de possibilitar as melhores oportunidades para o nosso egresso.
Este é o nosso espaço, nossa vitrine. É um pouco de quem somos e de quem queremos ser.
Sejam todos bem-vindos!
Acesse: www.fiamfaam.br/spfiam
CAMPANHAS
Alunos de Publicidade doam agasalhos arrecadados em campanha
As roupas serão distribuídas para os moradores assistidos pela Catedral Metodista de São Paulo
Nos últimos meses, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FIAM-FAAM – Centro Universitário arrecadaram agasalhos em campanha promovida dentro da Instituição. O ato de solidariedade resultou em 408 peças recolhidas entre roupas e calçados e doados para a Catedral Metodista de São Paulo, localizada no bairro da Liberdade.
A entrega foi realizada pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Ricardo Costa, na sede da igreja aos responsáveis pelos trabalhos assistenciais. A coordenadora do Ministério de Ação Social, Marilene Souza Fernandes da Silva afirmou que a doação foi de grande importância para ajudar as pessoas que recorrem a Igreja.
“Essa doação nos ajuda a atender as pessoas que chegam aqui pedindo roupas, para as que sofrem com enchentes e as que moram na rua. Com as roupas que sobram, realizamos um bazar, e o dinheiro arrecado é revertido para a compra de cestas básicas e remédios”, explicou Marilene.
A solidariedade dos alunos sensibilizou o pastor Marcos Antônio Garcia. “Quero expressar a minha gratidão a FIAM-FAAM pela doação feita, de uma forma muito especial ao carinho e generosidade do Prof. Ricardo Costa, que conhece o movimento metodista e dizer que essa tem sido uma prática da nossa Igreja, que além do zelo e do cuidado espiritual também trabalha a salvação de forma integral”, declarou o pastor.
Alunos da FIAMFAAM organizam Campanha do Agasalho
As doações podem ser realizadas até o dia 29/05. O inverno se aproxima, participe dessa Campanha!
A Campanha do Agasalho "Dia Feliz", desenvolvida pelos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da FIAMFAAM, tem como objetivo apoiar instituições sociais que, por si só, dependem da ajuda de empresas e pessoas físicas em projetos sociais ou individuais.
É importante a participação de todos para uma causa que ajudará muito quem precisa. Participe!
As doações podem ser feitas em três locais:
Campus Liberdade – Prédios 39 e 40 localizados na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 1089 e 1373
Campus Morumbi – Av. Morumbi, 501
Eventos
Aluna do Complexo Educacional FMU chega à final de Concurso Cultural da ABP
Dos 331 trabalhos selecionados, 15 foram aprovados para a segunda fase, e um deles chega à final
A final da 5ª edição do Concurso Cultural promovido pela Associação Brasileira de Propaganda - ABP – será realizada na próxima terça-feira, dia 19 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.
A aluna Amanda Kamura Belizário da Silva, do curso de Publicidade e Propaganda, está entre os dez finalistas. Os 03 (três) mais votados receberão a premiação conforme sua classificação. Para o primeiro colocado o troféu Lâmpada de Ouro, o segundo Lâmpada de Prata e o terceiro Lâmpada de Bronze.
Clique aqui e confira a peça selecionada da estudante Amanda.
Alunos de Publicidade e Propaganda participam de concurso na ABP
Dos 958 trabalhos inscritos, 331 foram selecionados e são de alunos de Publicidade da Instituição
Cerca de 331 estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Complexo Educacional FMU participam do Concurso Cultural promovido pela Associação Brasileira de Propaganda - ABP - mais antiga entidade do setor no Brasil.
A 5ª edição do concurso tem como objetivo estimular a criatividade e promover o espírito empreendedor do jovem universitário. Dos 958 trabalhos inscritos, foram selecionados os 60 melhores para a segunda etapa e os alunos do Complexo Educacional FMU que participam desta edição, correspondem a 25% desse total, ou seja, 15 foram aprovados.
Os 10 trabalhos finalistas concorrerão ao troféu Lâmpada de Ouro, Prata e Bronze, para os primeiros 3 colocados.
Clique aqui e confira a lista dos 60 trabalhos selecionados.
Semana da Comunicação do Complexo Educacional FMU realiza 62 atividades
Palestras, oficinas e a II Expo Creative fizeram parte da semana acadêmica
A 3ª Semana da Comunicação do Complexo Educacional FMUo aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro, com atividades oferecidas nos Campi Morumbi e Liberdade.
A Semana contou com a participação de algumas das principais agências do Brasil como a AlmapDDBO, DM9DDB e Leo Burnett. Foram apresentados cases de sucesso, bem como explicado todo o processo desde a conquista do cliente até a veiculação da campanha.

Para os estudantes de Relações Públicas, o destaque foi a palestra de Renata Bonadia, relações públicas da agência Leo Burnett, que falou sobre as novas mídias e a importância do relacionamento e das redes sociais para as marcas.
O diretor do programa Avesso TV, Dimas Pessetti, convidado para falar com os alunos do curso de Rádio, Televisão e Vídeo, abordou as novas tecnologias na produção de conteúdo audiovisual, como por exemplo, a Smart TV, e falou das oportunidades no mercado para as novas gerações de profissionais.
A 3ª Semana de Comunicação contou com a presença de profissionais do Grupo Pão de Açucar, Unilever, Ketchum Estratégia, Folha de São Paulo, Rádio CBN, Rádio Globo, Rádio Gazeta, AlmapBBDO, DM9DDB, AXLE, Leo Burnett, Avesso TV e Brazucah.
Foram 62 atividades diferentes entre 16 palestras (convidados externos) e 91 oficinas (oferecidas por 46 professores da casa), além da II Expo Creative, exposição de trabalhos elaborados pelos alunos de Publicidade e Propaganda.
Ciclo de Palestras
Alunos de Publicidade e Propaganda lotaram o auditório Nelson Carneiro e receberam profissionais consagrados da área
Os dias 6 e 7 de agosto foram marcados pelo encontro entre discentes da Instituição e publicitários convidados para apresentar as diferentes facetas do atual mercado de trabalho. O coordenador do curso, Prof. Ricardo Costa, recebeu os convidados Saulo Sanchez e Pedro Battesti que ministraram palestras sobre mitos e verdades da propaganda.
“Um bom publicitário deve gostar de gente para, assim, investir em formas de se comunicar com o público”, disse Sanchez pouco antes de sua aula-show. Além de comentar perspectivas do mercado em termos do empreendedorismo cada vez mais precoce por parte de recém-formados, o palestrante lembrou do folclore que envolve a glamourização da Publicidade.
Profissional da esfera de atendimento há mais de duas décadas, Pedro Batestti conta com uma coleção de cases que fascina os futuros profissionais da área. “Há sempre a curiosidade por parte dos alunos em saber como uma agência funciona e como eles devem se portar diante de situações inesperadas”.
Indicados pela ABP (Associação Brasileira de Publicidade) para participar do ciclo de palestras do Complexo Educacional FMU, Sanchez e Battesti representaram a F/Nazca, agência mais celebrada pelo Prêmio Lusos de Criatividade 2013, responsável por contas de empresas como Honda, Nike e Skol.
Complexo Educacional FMU realiza 1° Expo Criative
Chico Santa Rita faz palestra na FMU
Notícias publicada em: 08/06/2012

O professor Ricardo Costa e o palestrante Chico Santa Rita
No último dia 1º, o jornalista e publicitário Chico Santa Rita esteve no Complexo Educacional FMU para discursar sobre o tema “Marketing Político x Propaganda e Jornalismo” aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda.
"Palestras como essa, de um profissional que é referência na publicidade brasileira, proporcionam aos estudantes uma oportunidade de aprender com casos práticos e desenvolvem a visão crítica e estratégica da carreira", diz o coordenador do curso, professor Ricardo Costa.
Ao final do evento, o publicitário sorteou e autografou um de seus livros, “Novas batalhas eleitorais: o que o público não vê nas campanhas políticas”. Lançada em 2008, a obra retrata histórias envolvendo as eleições em que Santa Rita participou e dirigiu.
Chico Santa Rita ingressou no Marketing Político na década de 70 e, desde então, trabalhou no desenvolvimento de mais de 120 campanhas, entre as quais as de Ulysses Guimarães, Fernando Collor, Orestes Quércia, Mário Covas e do ex-aluno do Complexo Educacional FMU, Luiz Antonio Fleury Filho.
Para saber mais sobre o trabalho do publicitário acesse http://www.chicosantarita.com.br/.
Palestra sobre planejamento estratégico na comunicação
Notícias publicada em: 29/04/2010
O curso de Comunicação Social da FMU promoverá no dia 30 de abril, sexta-feira, palestra sobre a importância do planejamento estratégico nos meios de comunicação. O palestrante será o docente da pós-graduação da Instituição, professor Rodolpho Weishaupt Ruiz.
Rodolpho é formado em engenharia metalúrgica e de produção, mas é consultor e especialista em redesenho organizacional e planejamento estratégico, além de atuar em diversos projetos de grandes empresas que passaram por reestruturação. Hoje, leciona na pós-graduação da FMU e também de outras renomadas instituições de ensino.
A palestra será realizada no auditório Nelson Carneiro às 19h30 e é aberta a todos os alunos do Complexo Educacional.
Serviço – Palestra “A importância do planejamento estratégico”
Data: 30/05/2010
Local: Auditório Nelson Carneiro – Av. Liberdade, 899
Hora: 19h30