Apresentação
O curso de Secretariado Executivo Trilíngue - Português/Inglês/Espanhol - da FMU foi concebido para proporcionar ao futuro profissional sólida formação em matérias básicas, gerais e profissionais, preparando-o para atender adequadamente às necessidades do mercado, em todas as suas vertentes e nos âmbitos em que este profissional poderá estar inserido.
O bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue recebe um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias: conhecimento científico, conhecimento técnico, experiência de trabalho e social, além de receber uma formação baseada em aspectos éticos.
O curso proporciona um embasamento para as questões teóricas, levando o aluno a refletir sobre a sua profissão, necessidades de mudanças, posicionamento profissional e outros assuntos correlatos, com conhecimento dos diferentes ambientes em que pode exercer a profissão, bem como da sociedade em geral e do seu papel em particular nesses ambientes.
Quanto aos aspectos práticos, espera-se que, por meio de laboratórios e do estágio supervisionado, os alunos sejam capazes de desenvolver competências para o manejo de técnicas e novas condições desafiadoras.
Associando a teoria à prática o curso dispõe de um Laboratório de Idiomas e garante, através da sua estrutura curricular, excelente nível de ensino-aprendizagem, além de contar com corpo docente formado por Mestres e Doutores, com larga experiência em ensino, pesquisa e extensão universitária.
Histórico do Curso
Desde 2000 a FMU oferece o curso de Secretariado Executivo, tendo como principal direcionamento pedagógico as demandas corporativas. Mesmo após o processo de abertura econômica promovida no País no início dos anos 90, acreditava-se que o domínio linguístico seria o responsável pelo destaque profissional. Porém, a abertura econômica trouxe um sem número de empresas dos mais variados setores de atividades, exigindo novas posturas profissional e pessoal. Assim, a primeira matriz curricular oferecida pela Instituição atendia à demanda corporativa de formar profissionais com domínio linguístico e visão generalista das organizações. Entretanto, a complexidade das relações comerciais exigia não somente profissionais com domínio linguístico, mas capazes de aplicar técnicas secretariais e de apoiar ações voltadas à formação, ao treinamento e à capacitação dos recursos humanos. Assim, a matriz do curso contemplava a requisição de profissionais de Secretariado Executivo preparados para contribuir para a melhoria da qualidade e uma maior produtividade das organizações.
No entanto, o cenário atual do mundo corporativo – resultante da complexidade das relações comerciais – exige que os profissionais da área sejam capazes não só de secretariar, mas também de assessorar os executivos, contribuindo para que o processo de tomada de decisão seja feito com rapidez e foco na melhoria de resultados corporativos, na ampliação do reconhecimento da marca, na satisfação de clientes e stakeholders1, na manutenção e ampliação da participação de mercado e no investimento constante em pesquisa e desenvolvimento. O curso deixa de ser uma habilitação da Graduação em Letras, passando a ser um curso independente do núcleo de Comunicação, Artes e Educação da Instituição. Com uma nova proposta curricular para os ingressantes do 1º semestre de 2010, o curso passou a oferecer uma formação mais ampla e adequada à função e às necessidades intrínsecas do assessoramento executivo.
A Importância do Profissional
O processo de industrialização brasileiro, apesar de ser reconhecido como tardio, foi consolidado nos anos 50 com a instalação de multinacionais do setor automobilístico e outras indústrias de base. A simples instalação dessas empresas trouxe consigo novas filosofias administrativas e arquiteturas de negócios, incorporando às práticas administrativas o treinamento gerencial. Ao promover tais treinamentos, com o objetivo de capacitar profissionais das mais diversas áreas, o profissional de Secretariado Executivo assumiu o papel de membro ativo da gerência.
Os primeiros anos da década de 80 foram marcados pelos processos de redemocratização, hiperinflação e substituição de mão de obra por máquinas, conduzindo empresas de vários setores à execução do processo de downsizing1: a limitação e a redução de postos de trabalho acabaram por diminuir as estruturas corporativas. A atual revolução cibernético-tecnológica, característica da terceira fase da globalização, determina que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças: a concorrência, agora global, exige dos gestores o equacionamento de problemas e a proposição de soluções para obterem destaque nos mais variados mercados. Assim, a atual demanda do mundo corporativo para profissionais da área de Secretariado Executivo, entre outras competências, deve reunir conhecimento diversificado para aperfeiçoar processos, trabalhar em equipe e solucionar problemas, melhorando os resultados organizacionais.
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1.Downsizing: processo de redução dos níveis da gestão e da dimensão da organização por meio da anulação de áreas produtivas não essenciais, centrando-se no que de melhor sabe fazer e subcontratando no exterior (outsourcing) atividades não fundamentais para o core business – principal negócio –, permitindo uma maior flexibilização da estrutura e a redução de custos em áreas consideradas não essenciais de uma organização, o que resulta, geralmente, na dispensa de muitos trabalhadores.
Objetivos do Curso
O curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue deve ensejar a formação de um profissional proficiente, criativo, participativo, conhecedor de gestão estratégica, articulador em negociações que precedem a tomada de decisões e facilitador das relações interpessoais e intergrupais, revelando um eficiente domínio das técnicas de sensibilização e dos diferentes meios de comunicação. Sob a perspectiva da entrega, a principal competência a ser desenvolvida é a capacidade de articular e de interpretar informações que contribuam para o assessoramento executivo.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo Trilíngue da FMU, bem como os seus conteúdos curriculares, estão alinhados e atualizados com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 3, de 23/06/2005 – Pareceres CES/CNE 67/20036 e 102/2004, homologados em 02/06/2003 e 12/04/2004, respectivamente).
Objetivos gerais
O curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da FMU tem por objetivo a formação de profissionais capazes de:
- Desempenhar assessoramento executivo e consultoria;
- Assimilar novas informações, tanto de natureza operacional quanto intelectual, para otimizar a arquitetura de negócios e melhorar os resultados corporativos;
- Propor discussões contemporâneas relacionadas ao campo do saber do Secretariado Executivo, como a articulação e o tratamento de informações para assessoramento adjunto;
- Incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico, preparando os discentes para a tomada de decisão em contextos organizacionais;
- Responder adequadamente à realidade econômica de cursos de Secretariado Executivo, deficitários de longa data, prevendo a maximização do desempenho dos recursos humanos e dos materiais envolvidos;
- Responder adequadamente à realidade de um mercado de trabalho que está, cada vez mais, exigindo habilidades múltiplas;
- Articular de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações.
Objetivos específicos
- Construir uma dinâmica estrutural móvel e flexível, capaz de atender às necessidades e os interesses dos alunos, levando-se em conta as possibilidades do curso;
- Propor uma estrutura que crie espaço para o hábito do estudo individual, possibilitando aos alunos autonomia de aprendizagem;
- Responder, de forma adequada, ao perfil dos profissionais que se deseja formar;
- Responder, de forma adequada, a processos de planejamento estratégico e corporativo;
- Compreender as funções básicas da administração, bem como a evolução das filosofias administrativas ao longo do tempo: tendências e perspectivas;
- Desenvolver a capacidade de análise do momento econômico em que a empresa está inserida;
- Dominar diferentes ferramentas de gestão empresarial que permitam o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Dominar diferentes noções sobre governança corporativa, tão característica em empresas multinacionais;
- Dominar, de forma adequada, conceitos de Direito Empresarial que permitam a validação e a proposição de contratos sob a perspectiva do Código Comercial e do Código de Defesa do Consumidor;
- Dominar, de forma adequada, conceitos sobre Qualidade sob a perspectiva da satisfação total do cliente;
- Dominar, teórica e descritivamente, componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos, semânticos e textuais das línguas Portuguesa, inglesa e espanhola;
- Dominar diferentes noções de Gramática e reconhecer as variedades linguísticas existentes, bem como os vários níveis de registros de linguagem;
- Compreender, avaliar e produzir textos, de tipos variados em sua estrutura, organização e significados;
- Produzir e ler, de maneira competente, enunciados em diferentes linguagens e traduzir umas em outras;
- Interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, além de explicitar os processos ou os argumentos utilizados para justificar a sua interpretação.
Perfil Profissional
Principais características do assessor executivo
Assim, antes de tudo, o assessor executivo precisa ter:
- Consciência da importância de seu papel histórico como agente de mudanças organizacionais e do compromisso com esse papel;
- Conhecimento da realidade em suas múltiplas facetas;
- Consciência da necessidade de uma leitura crítica da realidade;
- Consciência da função organizacional que desempenha.
Perfil do profissional
Todo profissional de Secretariado Executivo Trilíngue tem como instrumento básico de trabalho o mundo corporativo, cujo funcionamento precisa ser dominado para poder ser assumido, não apenas como objeto de conhecimento, mas, principalmente, como instrumento de ação na corporação, de modo a provocar transformações. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, todo programa de Bacharelado deve desenvolver as competências e as habilidades descritas a seguir:
- Visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e intersetoriais;
- Exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;
- Utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos e as situações organizacionais;
- Habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
- Domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca de sinergia;
- Adoção de meios alternativos relacionados à melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;
- Gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
- Gestão e assessoria administrativas, com base em objetivos e em metas departamentais e empresariais;
- Capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;
- Utilização eficaz de técnicas secretariais com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;
- Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência das implicações e das responsabilidades éticas do seu exercício profissional.
Em linhas gerais, um profissional de Secretariado Executivo Trilíngue, qualificando-se como assessor executivo, deve:
- Saber avaliar criticamente a sua atuação profissional;
- Buscar soluções inovadoras e criativas para enfrentar os problemas de ordem prática (pesquisador);
- Ser capaz de fazer uma leitura múltipla da realidade e de adequar a ela os seus instrumentos de trabalho, para não ser um mero repetidor de regras e de modelos preestabelecidos.
Para se tornarem os profissionais críticos e transformadores que aqui se delineia, os alunos precisam encontrar, dentro do curso, um espaço que permita reflexão, engajamento pessoal no próprio processo de aprendizagem e maior autonomia de ação, de decisão e de pensamento, dentro das possibilidades oferecidas. Talvez, a partir de conteúdos e de práticas diversificadas, das quais os estudantes possam participar, seja possível desencadear tal processo.
Organização Curricular
O curso de Secretariado Executivo Trilíngue da FMU passou recentemente por uma reformulação em sua matriz curricular e em seus objetivos específicos, visando a inclusão de alguns novos componentes que considerassem a formação do assessor executivo. A grande marca da nova matriz é a inserção de três eixos pedagógicos, que passam a conduzir a formação do profissional:
- Eixo de Fundamentos Empresariais e Linguísticos;
- Eixo de Planejamento e Gestão;
- Eixo de Competências Profissionais Aplicadas.
O primeiro ano do curso oferece aos alunos os conhecimentos gerais sobre a dinâmica e o funcionamento das empresas, bem como os fundamentos linguísticos necessários para o domínio total do Português, do inglês e do espanhol.
Durante o segundo ano do curso, os estudantes têm contato com as disciplinas de Planejamento e de Gestão, que desenvolvem capacidades específicas e necessárias para o desenvolvimento de habilidades para se trabalhar em nível estratégico.
á durante o terceiro ano do curso, os discentes têm contato com a prática profissional e com todas as possibilidades de atuação em cenários corporativos.
Perguntas Frequentes
1. É preciso ter conhecimentos prévios de inglês e de espanhol?
Sim. É preciso que o candidato possua conhecimentos básicos das línguas inglesa e espanhola, a fim de que o aproveitamento em sala seja o melhor possível.
2. Caso não possua conhecimentos básicos de idiomas, como devo proceder?
Se não possuir conhecimentos prévios de idiomas, o aluno deverá participar de todas as atividades propostas pelo curso – como monitorias e reforços –, pois sem essa participação poderá ter dificuldades para acompanhar as aulas.
3. As aulas de inglês e de espanhol são ministradas em Português?
Não. Desde o 1º semestre, tanto as aulas de inglês quanto as de espanhol são ministradas integralmente nos respectivos idiomas, uma vez que são fundamentais para o aluno o desenvolvimento da habilidade auditiva e o contato diário com os idiomas.
4. Eu já possuo curso técnico em Secretariado. É possível ter aproveitamento de disciplinas?
Não. O aluno que já possui curso técnico não pode utilizá-lo para aproveitamento de estudos, uma vez que o nível técnico habilita-o a atuar em nível operacional e não estratégico, como em um curso de Graduação.
5. A Instituição oferece o SRTE (registro profissional) ao término do curso?
Não. O órgão responsável pela emissão do SRTE é o Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo (SINSESP). Para mais informações, consulte o site www.sinsesp.com.br.