Bem-vindo!
Seja bem-vindo ao espaço virtual do curso de Ciências Econômicas. Aqui você poderá conhecer melhor a proposta de formação profissional nesta área.
Na seção 'apresentação' o curso você encontrará uma descrição da profissão e da forma como nossa instituição o tornou exclusivo em termos de atualização, atenção às necessidades de mercado e dinâmicas pedagógicas.
É possível, também, conhecer mais sobre história do curso, principais realizações, números significativos e outras referências marcantes que estarão na memória dos alunos e demais participantes do processo de ensino-aprendizagem.
O calendário do curso está sempre atualizado e garante que as comunidades interna e externa acompanhem as datas mais importantes, tanto do ponto de vista acadêmico quanto em relação aos eventos internos e externos nos quais o curso participa.
Você também poderá conhecer e acompanhar os principais projetos associados ao curso, na área de Projetos Integrados. Assim, poderá contribuir como participante, pesquisador ou mesmo com idéias inovadoras e criativas.
Você também poderá conhecer e acompanhar os principais projetos associados ao curso, na área de Projetos Integrados. Assim, poderá contribuir como participante, pesquisador ou mesmo com idéias inovadoras e criativas.
Apresentação
O Curso de Ciências Econômicas está voltado para a formação de profissionais com sólidos conhecimentos da economia e da realidade brasileira e mundial, além de espírito empreendedor, capaz de se adaptar a um cenário de grande competitividade. O profissional deverá estar apto a exercer sua profissão num ambiente empresarial em constante transformação. Buscando atender a essas exigências do mundo contemporâneo, o Curso se orienta por três princípios básicos:
a) Formação aberta com amplos conhecimentos especializados na área de economia com direcionamento tanto para a área pública como para a privada, proporcionando aos alunos, por meio dos seus métodos, conceitos, teorias e aplicações específicas, sólidos conhecimentos em sua área de atuação profissional.
b) Estabelecimento de elos entre a formação acadêmica e a realidade econômica brasileira, através do rigor da Universidade e do conhecimento da conjuntura nacional e internacional.
c) Formação para o mercado de trabalho. A empregabilidade está vinculada à formação profissional e o curso procura colocar no mercado de trabalho profissionais que entendem a realidade econômica do País e do planeta. Cada vez mais as organizações demandam profissionais capazes de promover e consolidar mudanças. Como maneira de possibilitar o acompanhamento das transformações que o ambiente apresenta.
Os egressos deste curso estarão habilitados a atuar em grande leque de instituições, quer sejam públicas ou privadas, ONGs, terceiro setor, tanto como colaboradores com vínculo formal quanto como consultores ou assessores, prestadores de serviços.
O curso de Economia, com sua dedicação exclusiva em prol do aluno, apresenta um direcionamento totalmente profissional, procurando levar os alunos a:
- Construir uma formação cidadã, sendo autônomos e participativos;
- Desenvolver seus processos de autoconhecimento.
- Facilitar o desenvolvimento de postura ética e profissional
- Oferecer condições para que adquiram consciência sócio-ambiental
- Compor ambientes propícios à criação e movimentação de conhecimentos
- Colaborar na conquista de competências específicas e mudanças de atitudes.
- Incentivar à mobilização de recursos para solução de problemas e alcance de resultados.
- Desenvolver clima de exposição do alunado à realidade dos negócios sócio-econômicos em nível nacional e internacional.
O curso conta com programas integradores entre as disciplinas, periodicamente reformulados em função da realidade. Permitindo que os alunos vivenciem atividades práticas em ambientes competitivos.
Diferenciais
Formação Humanística. Para trabalhar com a diversidade
O economista formado na FMU possui consciência do seu papel no ambiente de trabalho, principalmente na atualidade, em que a situação econômica mundial é bastante delicada, colocando-o como um profissional de papel significativo na tomada de decisões, a fim de tentar minimizar possíveis riscos provenientes de crises econômicas em qualquer âmbito.
Desenvolvimento do Senso de Ético
O nosso aluno de economia é preparado para participar ativamente das questões que envolvem os princípios éticos, a transparência e atenção à realidade global. Fortalece os vínculos de formação dos alunos com a cidadania e a diversidade.
Matriz Curricular Baseada na Formação de Competências
O curso é estruturado com direcionamento para o desenvolvimento de competências, atendendo demandas modernas de mercado e tendências atuais da situação econômica nacional e global. O aluno é direcionado, dentro de uma visão didática e pedagógica, para a construção de conhecimentos, o fortalecimento de habilidades e a adequação de atitudes.
Teoria e Prática Integradas
Durante o curso o aluno tem a sua formação direcionada para a teoria e a prática, as quais são pautadas na sua perfeita distribuição, oferecendo espaços planejados nas disciplinas para a construção compartilhada de conhecimentos. Simultaneamente os alunos são desafiados a participar de atividades extraclasse que os levem a patamares de formação superior. Muitas dessas atividades estão relacionadas às disciplinas. Independentemente de qual seja o momento do aprendizado, as atividades práticas se integram às atividades teóricas.
Integração no Ensino e Extensão
O curso de Economia está integrado a outros cursos de bacharelado e de tecnologias, como forma de permitir aos alunos vivenciar ambientes de construção de conhecimentos que vão além da formação específica de seus cursos. Eventos intercursos e interdepartamentais são estimulados continuamente e a prática profissional torna-se possível, internamente.
Pesquisa, Iniciação Científica e Monitoria
Aos alunos são oferecidas condições de pesquisa, iniciação científica e monitoria, permitindo-lhes desenvolver seu potencial de análise e de criação de novas idéias, além de beneficiar as comunidades interna e externa. A pesquisa aplicada é o elemento integrador entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando ganhos sociais aos alunos participantes e ganhos econômicos à comunidade.
A monitoria direciona o aluno para o seu aperfeiçoamento, transmitindo o seu conhecimento para os colegas e dando-lhe condições de se posicionar e buscar maior segurança no seu convívio, social e profissionalmente. O principal projeto de caráter permanente é o Observatório Econômico FMU.
Conteúdos
Os conteúdos de formação atendem completamente as diretrizes curriculares para cursos de graduação em Economia, definidas pelo Conselho Nacional de Educação e reguladas pelo Ministério da Educação. A sua organização curricular revela a inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada dos diferentes fenômenos relacionados com a economia.
Formação Geral
Os conteúdos de formação geral têm objetivo introduzir o aluno ao conhecimento da ciência econômica e de outras ciências sociais, abrangendo também aspectos da filosofia e da ética (geral e profissional), da sociologia, da ciência política e dos estudos básicos e propedêuticos da administração, do direito, da contabilidade, da matemática e da estatística econômica.
Formação Teórico-Quantitativa
Os conteúdos de formação teórico-quantitativa se direcionam à formação profissional propriamente dita, englobando tópicos de estudos mais avançados da matemática, da estatística, da econometria, da contabilidade social, da macroeconomia, da microeconomia, da economia internacional, da economia política, da economia do setor público, da economia monetária e do desenvolvimento socioeconômico.
Formação Histórica
Os conteúdos de formação histórica possibilitam ao aluno construir uma base cultural indispensável à expressão de um posicionamento reflexivo, crítico e comparativo, englobando a história do pensamento econômico, a história econômica geral, a formação econômica do Brasil e a economia brasileira contemporânea.
Formação Teórico-Prática
Abordam questões práticas necessárias à preparação do graduando, compatíveis com o perfil desejado do formando, incluindo atividades complementares, monografia, técnicas de pesquisa em economia e, se for o caso, estágio curricular supervisionado.
Projetos Integrados
Observatório Econômico
Projeto permanente do curso de Ciências Econômicas, cuja finalidade é coordenar e quantificar grupos de estudos, informações, análises econômicas e mercadológicas, dando apoio aos diversos segmentos da comunidade acadêmica.
Projeto Aluno Empreendedor
Neste projeto em cada semestre os alunos deverão desenvolver um trabalho envolvendo todas as etapas da constituição de uma empresa. Por exemplo, na 1ª etapa pesquisarão os tipos de empresas que podem ser constituídas e seus aspectos legais, fiscais e burocráticos. Na 2ª etapa realizarão pesquisa de mercado identificando os possíveis tipos de negócios, localização, mercado consumidor, etc.
Nos semestres seguintes, com o apoio das outras disciplinas e com a empresa delineada, devem estabelecer os passos da Administração, (organização, planejamento, direção e controle), até a conclusão do trabalho no 8° semestre com toda a empresa estruturada e pronta para ser ativada.
Projeto Negócios Sustentáveis
O tema da sustentabilidade socioambiental é aplicado ao universo das organizações por intermédio deste projeto que tem como objetivo envolver o alunado na construção de programas de sustentabilidade aplicáveis ao cotidiano das organizações e em benefício das comunidades. Segue molde semelhante ao Projeto Aluno Empreendedor, inclusive com apoio de todas as disciplinas dos semestres para a constituição de projeto integrado e unificado que promove a interdisciplinaridade na formação do economista. Os programas desenvolvidos pelos alunos compõem seu trabalho de conclusão de curso e estabelecem pontes formais com a iniciação científica e projetos de extensão.
Projeto Jogos de Empresas
Este projeto tem como finalidade a constituição de grupos de pesquisas em iniciação científica, integrados com os cursos de Ciência da Computação, Contabilidade, Administração, Logística, Jogos Digitais, Segurança da Informação e Sistemas para Internet. O projeto almeja a construção de um software de jogos de empresas para uso acadêmico interno. Cada grupo de pesquisa atuará sobre uma particularidade do sistema e o resultado final deverá possibilitar aplicabilidade e funcionalidade total certificada.
Perguntas Frequentes
O curso de Ciências Econômicas é reconhecido pelo MEC?
Sim, o curso é reconhecido pelo decreto nº 70.656 de 30/05/72, publicado no Diário Oficial da União de 31/05/72, seção 1, página 4.770
Existem linhas de formação específicas no curso de Ciências Econômicas?
Não. De acordo com a legislação vigente, os cursos de Administração formam profissionais generalistas.
As disciplinas do curso são suficientes para formar um profissional atualizado?
O curso é pautado em conteúdos que são continuamente revistos pelos professores de modo que se mantenha a atualização em relação aos princípios de formação exigidos pelo mercado.
Existe obrigação de cumprimento de estágio?
Sim. No último ano de curso o aluno deve cumprir uma carga horária de 300 horas de estágio supervisionado.
Há outras atividades extraclasse a serem cumpridas?
Sim, o curso prevê a realização de horas de atividades complementares a serem realizadas no decorrer dos semestres.