Apresentação
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma um profissional qualificado para atuar nas áreas de Análise, Projeto, Documentação, Especificação e Implantação de Sistemas Computacionais de Informação.
Os sistemas de informação estão difundidos por todas as estruturas organizacionais, tornando-se peça essencial de qualquer atividade empresarial. Tal abrangência aumenta a procura por profissionais com conhecimento para desenvolvimento e gerenciamento de sistemas aptos a apoiar a inovação, planejamento, gerenciamento e coordenação dos recursos investidos.
Vislumbrando esse cenário, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta-se como excelente alternativa de formação profissional, indo ao encontro de um mercado de trabalho em franca expansão e carente de profissionais com sólida formação técnica e acadêmica, tanto na iniciativa privada – nos setores industriais, comerciais e de prestação de serviços – quanto nos órgãos públicos.
Histórico do Curso
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz parte do eixo Informação e Comunicação. Este eixo compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e à telecomunicações. Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica, constituem, de forma comum, as características desse eixo. O desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação são atividades deste profissional.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.
Conteúdos
Os conteúdos de formação atendem completamente as diretrizes definidas no catálogo nacional de cursos de graduação tecnológica, reguladas pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
A matriz curricular é agrupada por módulos e garante ao aluno certificação parcial ao término de cada um dos módulos previstos.
Módulo 1: Fundamentos em Desenvolvimento de Sistemas
As disciplinas deste módulo tratam de conteúdos relativos aos princípios e fundamentos de sistemas de informação, habilitando os alunos em relação aos pré-requisitos da área.
Módulo 2: Fundamentos de Programação e Sistemas
O foco do módulo é a técnica de resolução de problemas para implementação da solução computacional. São desenvolvidas habilidades como programação de computadores, com metodologias atuais e de mercado e conhecimentos fundamentais em bancos de dados e redes de computadores.
Módulo 3: Modelagem de Sistemas
Neste módulo, o aluno adquire conhecimentos e desenvolve habilidades para dominar técnicas e ferramentas de análise de sistemas e modelagem de bancos de dados. É a etapa fundamental e uma das mais importantes para a profissão.
Módulo 4: Aplicações e Segurança em Desenvolvimento de Sistemas
Este módulo reserva espaço para a discussão de conteúdos específicos do profissional. São componentes disciplinares que tratam de aplicações para WEB, Sistemas Distribuídos e clusters, Qualidade de software, Segurança e Auditoria de Sistemas e aspectos de Programação avançada.
Módulo 5: Desenvolvimento de Sistemas e Gestão
Este módulo trata de aplicações de gestão empresarial aplicados a projetos tecnológicos, aspectos de direito empresarial e civil, o empreendedorismo, além da documentação e registro de sistemas.
Projetos Integrados
É um componente curricular destinado à promoção da interdisciplinaridade e desenvolvimento de competências para uma visão sistêmica dos elementos que compõem o processo de formação profissional.
Possui um regulamento próprio que define as etapas a serem cumpridas pelo aluno, em regime presencial e/ou não presencial (assistidas por computador) para cumprimento da carga horária e disciplinas agregadas ao projeto.
O Projeto Integrado do curso permeia todos os semestres letivos do curso. A cada semestre são trabalhadas as competências essenciais do módulo. O trabalho é desenvolvido em equipe, e apresentado para a comunidade acadêmica na Feira de Inovação e Tecnologia, um evento que ocorre no primeiro semestre letivo do ano.
No segundo semestre letivo do ano, as equipes apresentam os projetos desenvolvidos internamente a comunidade do curso.
Galeria de imagens
Aula inaugural do curso de Ciência da Computação e
Tecnologias de Comunicação e Informação do 2º semestre de 2010
Perguntas Frequentes
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é reconhecido pelo MEC?
Todos os cursos da FMU possuem o aval do Ministério da Educação e são, periodicamente, avaliados por este órgão.
Uma vez concluído o curso, posso seguir estudos em nível de pós-graduação?
Sim. O aluno egresso de cursos de graduação tecnológica pode dar continuidade a seus estudos em pós-graduação.
As disciplinas do curso são suficientes para formar um profissional atualizado?
O curso é pautado em conteúdos que são continuamente revistos pelos professores de modo que se mantenha a atualização em relação aos princípios de formação exigidos pelo mercado.
Existe obrigação de cumprimento de estágio?
Não. Não há previsão de cumprimento de estágio curricular obrigatório.
Há outras atividades extra-classe a serem cumpridas?
O curso é pautado em uma formação integral e isso exige que os alunos reservem espaço extra-classe para realização de projetos e pesquisas que integram a proposta pedagógica.