Apresentação
Com uma tradição de 32 anos, o curso de Psicologia da FMU tem como pressuposto básico a integração dos conhecimentos obtidos, pautando-se em orientação teórico-prática contemplando o que preconiza a Organização Mundial da Saúde, a qual conceitua a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de enfermidade”.
Partindo dessa perspectiva, os profissionais do curso de Psicologia atuam na busca de otimização da qualidade de vida psíquica, vivências emocionais e relacionais, cognitivas e comportamentais diante da demanda comunitária de Clínica–Escola, promovendo trabalhos nos seguintes moldes: preventivo, terapêutico, institucional, consultoria e assessoria organizacional.
As grandes mudanças sociopolíticas e econômicas ocorridas nos últimos anos nos países da Europa e Américas, juntamente com os importantes avanços científicos e técnicos e as novas problemáticas associadas a grandes setores da população, faz com que a ciência psicológica se torne indispensável às áreas médica, pedagógica, institucional, jurídica, esportiva, de marketing e política, entre outras.
Neste sentido, o curso de Psicologia tem por princípio fundamental capacitar o aluno para empreender prática pluralista, crítica e transformadora, reconhecendo as demandas de intervenção nas diversas áreas e projetando transformações efetivas que levem ao desenvolvimento da saúde psíquica e da dignidade humana.
Dada a importância do exercício profissional interdisciplinar, o currículo é composto por disciplinas que enfatizam a prática psicológica logo nos primeiros semestres, visando desenvolver a capacidade reflexiva sobre os dados da realidade, permitindo ao estudante estabelecer contato com o meio que irá trabalhar, e enriquecendo sua vivência prática-teórica, calcado em princípios éticos e morais.
O curso conta, em sua estrutura, com Setor de Estágios, voltado para o atendimento clínico, escolar, organizacional e de psicologia preventiva. No estágio de Psicologia Clínica o aluno desenvolve a capacidade de realizar psicodiagnóstico; psicoterapia de bebês, crianças, adultos; drogadição e distúrbios psicossomáticos. No estágio de Psicologia Escolar realizam-se intervenções sobre o comportamento humano em situações educativas escolares: psicodiagnóstico e intervenção aplicada à educação, orientação e assessoramento profissional e vocacional e intervenções socioeducativas.
O estágio de Psicologia do Trabalho e das Organizações tem como meta levar o aluno a desenvolver a capacidade de atuar em seleção, avaliação e orientação pessoal, marketing e comportamento do consumidor, intervenção em trabalho e saúde, organização e desenvolvimento de recursos humanos, direção e gestão.
Na área de Psicologia Preventiva o aluno é capacitado a mediar as redes sociossanitárias da comunidade para desempenhar funções de promoção à saúde e de prevenção, atuando em grupos, famílias, comunidades e instituições, seja em hospitais, penitenciárias, psicologia jurídica, centros comunitários e na psicologia do esporte.
Conta-se ainda, em sua estrutura, com laboratórios para práticas experimentais, observação e pesquisa de situação interacional, estando à disposição dos alunos acervo de livros e periódicos, atualizados regularmente. Sendo a concepção do curso direcionada para excelência profissional, o corpo docente é composto por mestres e doutores qualificados em sua área de competência que asseguram efetiva aprendizagem.
POPP
Justificativa da Proposta
A Universidade traz ao estudante um novo espaço de vivência psicossocial. Esse indivíduo passa a se constituir como um universitário que já possui uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar, o qual se depara com o ambiente social e passa a se relacionar de maneira cada vez mais ampla. Esse novo processo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva ou conflitiva, o que exigirá mudanças que, talvez resultem em crises, que por sua vez, implicarão em uma série de reformulações cognitivas e comportamentais. É justamente neste momento que se faz oportuna a intervenção psicopedagógica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a essa nova etapa.
Diante dos aspectos supramencionados, o Programa de Orientação Psicopedagógica e Psicossocial – POPP oferece aos alunos da FMU a oportunidade de discutir tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.
Histórico
Paralelamente, equipes de professores dos cursos de Pedagogia e Serviço Social começaram a desenvolver projetos com filosofia e finalidades semelhantes.
No Núcleo da área da Saúde, o POPP atendeu alunos que procuraram o serviço em sessões individuais (máximo de 2 sessões por aluno), onde basicamente se fazia a discriminação de sua situação-problema e se realizava um atendimento de caráter informativo, de orientação psicopedagógica ou até mesmo de encaminhamento para profissionais e serviços especializados quando o caso requeria, através da Clínica Psicológica da FMU.
Com base na avaliação da demanda e dos resultados do programa feitos no final de dezembro de 2001, o programa foi redimensionado para os anos letivos subseqüentes.
Assim, os atendimentos individuais realizados no ano letivo de 2001 permitiram que a comissão pudesse fazer um levantamento das situações-problema de caráter psicopedagógico mais frequentes nesta população. Baseada nestes dados, a partir de 2002, a comissão optou por realizar projetos de intervenção preventiva (oficinas e workshops) que, além de contemplar um maior número de alunos, têm como objetivo realizar a orientação sob esse enfoque.
Objetivos
O POPP tem como objetivo geral prestar atendimento aos alunos da FMU, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.
O Programa tem como objetivos específicos:
- Contribuir para o desenvolvimento e a adaptação acadêmicos do aluno, visando à utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
- Fornecer subsídios que facilitem a integração do aluno no contexto universitário.
- Realizar orientação do aluno, discriminando sua problemática.
- Coletar dados relativos à problemática trazida pelo aluno, identificando a(s) área(s) de maior(es) dificuldade(s).
- Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada aluno envolvendo:
- a escuta da situação-problema;
- A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social;
- o fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente;
- o encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.
Funções do POPP
O POPP tem as seguintes funções, tendo em vista os objetivos propostos.
Esclarecer o aluno sobre as funções e objetivos do POPP, especialmente no que se refere ao atendimento individual que, em nenhum momento deve ser compreendido como um processo terapêutico de qualquer natureza.
Acolher o aluno e aceitá-lo sem tecer críticas ou julgamentos.
Realizar a escuta da situação-problema nos atendimentos individuais.
Tentar compreender a situação em que se encontra o aluno, de maneira objetiva e clara, com foco voltado exclusivamente para esse impasse.
Solicitar esclarecimento de pontos obscuros presentes na exposição da situação pelo aluno.
Fornecer orientação ao aluno quanto aos seus conflitos e/ou quanto à necessidade da busca de um serviço de atendimento psicológico, sem partir do pressuposto de que esse aluno necessariamente precisa de um atendimento desse tipo.
Classificar a situação-problema entre uma das seguintes categorias existentes na ficha de atendimento individual de alunos pelo POPP:
- Orientação a hábitos de estudo
- Orientação de carreira e aconselhamento profissional
- Encaminhamento para avaliação e/ou acompanhamento psicopedagógico
- Atendimento emergencial e/ou triagem
- Encaminhamento para avaliação e/ou atendimento psicológico
- Encaminhamento para avaliação social e/ou para serviços sociais
- Encaminhamento para oficinas temáticas, workshops ou outros
- Encaminhamento à coordenação do curso
Portanto, os membros do POPP têm a tarefa de acolher o aluno e encaminhá-lo aos setores competentes que o auxiliem a caminhar em direção à busca de soluções para sua problemática. Não compete, entretanto, a esses professores proporcionar a solução do problema trazido pelo aluno, até porque o atendimento não tem o caráter de terapia de qualquer tipo. Essa função não pode ser desempenhada pelos membros do POPP tendo em vista que: nem todos os professores possuem formação específica para tal atendimento;
mesmo aqueles que possuem esta formação não podem exercer as funções de psicoterapeuta ou psicopedagogo, visto que são contratados como professores da Instituição e não como profissionais especializados em suas áreas.
Além disso, os professores que integram a equipe do POPP devem ter sempre em mente os preceitos da ética profissional, evitando a confusão de papéis nesse atendimento.
Assim, não caberá ao professor-psicólogo realizar um atendimento psicoterapêutico, nem ao professor-pedagogo, um atendimento psicopedagógico, nem ao professor-advogado, uma consulta jurídica, entre outros tantos exemplos.
Questões Éticas Envolvidas nos Atendimentos Individuais e Limites de Atuação do POPP
Os professores que fazem parte da equipe do POPP devem, permanentemente, estar atentos às questões éticas envolvidas nos atendimentos individuais e aos limites de atuação do POPP.
Assim, cabe lembrar alguns pontos importantes:
• Guardar sigilo absoluto da identidade e dos problemas do aluno atendido.
• Realizar encaminhamento ao aluno somente para profissionais que estejam vinculados ao Cadastro de Profissionais da Clínica Psicológica da FMU.
• Realizar atendimento do aluno somente e estritamente dentro do Campus.
• O professor que realiza os atendimentos individuais do POPP deve assumir o compromisso de não se envolver em discussões sobre queixas contra a postura de seus colegas (professores), dos coordenadores de curso ou quaisquer membros do curso, seja no âmbito pessoal ou pedagógico. Em outras palavras, quando a situação-problema trazida fizer referências a dificuldades de natureza pedagógica (tais como: relacionamento com professor, avaliação, reprovação, etc.), o aluno será orientado a resolver a questão diretamente com o professor e/ou o coordenador do curso.
• Deve-se ter sempre em mente a questão ética envolvida nesse tipo de interferência, o que poderia acarretar um confronto direto entre os membros do POPP e a equipe administrativo-pedagógica de cada curso. A tarefa dos membros do POPP deve limitar-se, nesses casos, à escuta da situação-problema, sem emissão de opiniões favoráveis ou contrárias, e encaminhar o aluno às autoridades competentes para receber tais situações-problema, como por exemplo, o professor e/ou o coordenador do curso.
• De forma análoga, quando a situação-problema do aluno se referir a problemas administrativos e/ou financeiros com a FMU, deve-se orientá-lo a buscar a solução nos órgãos competentes da Instituição, sem emitir opiniões contrárias ou favoráveis.
Perfil do Profissional que vai Realizar os Atendimentos no POPP
• Estar comprometido com o processo pedagógico e psicossocial do curso e dos alunos, bem como com os objetivos e atividades exigidas no POPP.
• Ser capaz de manter o sigilo sobre a identidade e problemas do aluno atendido.
• Ser capaz de manter um diálogo aberto com seus alunos, sendo um professor em quem os alunos confiem.
• Ter disponibilidade de horários para atendimentos dos alunos, sendo contratado por 40 horas, conforme exigência da universidade.
• Ter disponibilidade de horários e motivação para participar de eventuais reuniões com a equipe do POPP, para que se possa melhorar o programa no decorrer do tempo.
• Ter claro os objetivos do POPP, bem como os limites de sua atuação para a resolução de situações-problema trazidas pelos alunos participantes.
Critérios de Seleção de Professores para Integrar a Equipe do POPP
• Cada coordenador de curso ficará encarregado de convidar professor(es) de seu curso, tendo em vista o perfil do profissional supramencionado.
• O coordenador do curso deverá apresentar o programa do POPP ao(s) professor(es) convidado(s).
• Em caso de dúvidas, o Coordenador do Curso e/ou o Professor responsável deverá(ão) entrar em contato com a Coordenação do POPP.
Procedimento dos Professores Responsáveis
a. Atendimento individual de alunos
• O aluno deve agendar o atendimento com o professor membro do POPP, podendo haver no máximo dois encontros consecutivos por aluno. Cada encontro tem duração média de 30 minutos.
• O professor deve preencher uma ficha cadastral ( Planilha – relatório de atendimento de alunos) contendo dados de identificação do aluno como nome e RA, data, horário do atendimento e o código de uma das categorias estabelecidas para classificar a situação-problema do aluno. Deve ser preenchida uma ficha a cada mês e, ao término do mês, deverá ser enviada à Coordenação geral do POPP para ser arquivada no material do POPP.
• Caso a situação-problema do aluno implique em encaminhamento para atendimento psicológico ou psicopedagógico, o aluno poderá ser encaminhado para a Clínica Psicológica da FMU, para consulta ao Cadastro de Profissionais. Para isso, o professor deve preencher em duas vias a ficha de encaminhamento para consulta de cadastro de profissionais: uma via é arquivada numa pasta destinada a esta finalidade (e enviada mensalmente à Coordenação Geral do POPP) e a outra via é fornecida ao aluno para apresentá-la na Clínica Psicológica da FMU para consulta ao cadastro e escolha do profissional.
b. Oficinas temáticas e workshops
Trata-se de atividades conduzidas em pequenos grupos, com caráter informativo, preventivo e/ou orientações direcionadas a temáticas que contribuem para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno e utilização mais eficiente de seus recursos intelectuais, psíquicos, relacionais e/ou sociais.
As atividades planejadas pelos professores participantes do projeto são:
• Planejamento do funcionamento operacional das oficinas (estabelecimento de datas, horários, número de encontros, número de participantes por grupo, metodologia, cronograma, confecção de material de apoio, avaliação e bibliografia).
• Operacionalização da divulgação e inscrição dos alunos.
• Realização e condução das oficinas, segundo o cronograma estipulado.
• Os professores que desenvolvem atividades tais como workshops e/ou oficinas devem enviar uma cópia do projeto à Coordenação Geral do POPP, bem como a(s) folha(s) de inscrição, para ficarem arquivadas junto ao material do POPP.
c. Palestras
São planejados ciclos de palestras oferecidas aos alunos da FMU com o objetivo de informá-los sobre diversos assuntos, de modo a ter um programa de prevenção, relativo a possíveis problemas que enfrentem ou possam a vir a enfrentar em sua vida acadêmica e/ou profissional.
d. Projeto cultural
São atividades e eventos de caráter cultural, que visam à integração psicossocial entre o corpo discente, docente e funcionários. Essas atividades incluem movimentos de manifestação artística que englobam pintura, escultura, fotografia, dança, teatro, música, etc.
Como exemplos têm-se: o evento semestral “Canções e Momentos” do curso de Psicologia; “Arte e Psique” (mostra de arte do curso de Psicologia); “Música na Saúde”, promovida no Campus Saúde, etc.