Apresentação
O curso prevê a formação de um profissional para atuar no amplo mercado do turismo, que compreende agências de viagens, operadoras turísticas, locadoras de veículos, companhias aéreas, hotéis, empresas de eventos, restaurantes e bares, etc. Além da excelência na prestação de serviços e sucesso da sua empresa turística, este profissional deve se preocupar também com a questão de como as suas ações pode transformar e melhorar o entorno onde ele reside ou desenvolve as suas atividades profissionais.
Um dos grandes diferenciais do curso se pauta na questão do treino constante da prática, o “saber fazer”. Está é uma ferramenta imprescindível para que o aluno esteja preparado para as adversidades de sua profissão. Consciente desta necessidade do mercado, o Complexo Educacional FMU empreende atividades práticas dentro das disciplinas de forma gradativa durante a formação do aluno, culminando com o Projeto de Viabilidade Econômico Financeiro, com vistas a abertura de uma empresa que atue no ramo do turismo.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo está integrado a outros cursos de tecnologia dentro da esfera de hospitalidade. Percebe-se assim a importância econômica e profissional deste segmento, bem como a sua inter-relação com as demais áreas que compõem este universo, o que extrapola a formação específica do curso, no sentido de uma visão geral do que vem a ser a questão da gestão de empresas turísticas.
A formação e a própria área de turismo, pela questão de extremamente jovens, precisam ser desenvolvidas por meio de pesquisas mercadológicas e científicas que embasarão o seu desenvolvimento futuro. Assim, o curso desenvolve parcerias com as principais entidades do segmento de hospitalidade da cidade de São Paulo e até de outros estados, para que a produção do aluno tenha visibilidade no mercado profissional. Entidades como ABIH-SP, Agência Visão (Gramado/RS), SP Turis e ABREMAR, dentre outras, contam com os dados produzidos pelos alunos e professores como ferramenta para entender o mercado turístico atual e preparar futuras estratégias de mercado. Muitas destas ações são oriundas dos resultados das atividades acadêmicas executadas pelos alunos dentro das disciplinas de projeto interdisciplinar I, II , III e IV.
Histórico do Curso
Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Gestão de Turismo atua em empresas do ramo de turismo em geral, prestando serviços especializados no planejamento, organização e execução de atividades de viagem, receptivo, locação de veículos, alojamento, alimentação, lazer, entre outros. Além disso, deve dominar os códigos funcionais e os processos de interação dinâmica de todos os agentes integrados ao turismo e a hospitalidade, além dos variados aspectos culturais, econômicos e sociais da região em que atua. Possuir consciência crítica acerca de orientações éticas, ambientais e legais é fundamental na atuação desse profissional.
Compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes à hospitalidade e ao lazer. As atividades compreendidas nesse eixo referem-se ao lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais. A pesquisa, disseminação, valorização e consolidação da cultura local e regional, ética, relações interpessoais, prospecção mercadológica, marketing de serviços e coordenação de equipes são elementos comuns desse eixo.
Conteúdos
Os conteúdos de formação atendem plenamente as diretrizes definidas no catálogo nacional de cursos de graduação tecnológica, reguladas pelo Ministério da Educação e SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A matriz curricular por módulos garante ao aluno certificação parcial ao término de cada um dos módulos previstos e ao concluir todos os módulos, o Diploma de Tecnólogo em Gestão de Turismo.
Módulo I: Assistente de Empresas de Hospitalidade
O módulo inicial traz para o aluno, através de uma visão ampla sobre o conceito de hospitalidade, o conhecimento básico essencial para que a sua formação profissional seja sólida e de qualidade. Neste módulo são vistos temas de formação de conceitos e de cidadania do futuro profissional que irá atuar no mercado de eventos. São vistos tópicos relacionados a Responsabilidade Social e Ambiental, Alimentos e Bebidas, Meios de Hospedagem, Turismo e a sua imersão inicial no segmento de Eventos.
Módulo II: Organizador de Viagens e Turismo
Aborda questões técnicas e práticas das empresas turísticas dos mais diversos portes de tamanho, tais como Operadoras turísticas, Agências de viagens, Consultorias de viagem, Locadoras de veículos, Receptivos, Companhias aéreas, etc. Para uma formação fortemente baseada no conhecimento técnico e prático que realmente seja aplicado no dia-a-dia da profissão, são abordados tópicos de Liderança e Comportamento Profissional, Geografia Aplicada ao Turismo, Turismo, Cultura e Patrimônio, Desenvolvimento e Operação de Viagens e Turismo. Estes tópicos em conjunto, permitem ao aluno realizar a construção de um raciocínio lógico, prático e ágil para responder as expectativas do mercado.
Módulo III: Supervisor de Empresas de Turismo
Após adquirir o conhecimento conceitual e técnico prático nos módulos anteriores, neste módulo o aluno é instado a desenvolver suas habilidade de supervisão e coordenação de estruturas físicas e de equipes de trabalho, através da integração dos assuntos vistos em aula, que são norteados pelos tópicos de Finanças Empresariais, Planejamento de Agências de Viagens, Organização do Turismo, Lazer e Recreação e Economia do Turismo. Estes conhecimentos são imprescindíveis para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento sobre a gestão dos meios de hospedagem e, por conseqüência, sua empregabilidade.
Módulo IV: Gestor de Empresas de Hospitalidade
Contempla conteúdos específicos de organização, viabilidade, implantação e gestão de empresas hoteleiras ou de seus fornecedores diretos, aplicados dentro de uma visão sistêmica e ampliada deste mercado. São disciplinas que discutem a viabilidade de Projetos Empresariais, a Consultoria para empresas hoteleiras, o Marketing de serviços e o Planejamento mercadológico, Auditoria e Análise das finanças empresariais, a Gestão da Equipe e a Legislação específica aplicada ao turismo e a hotelaria. As disciplinas objetivam aprimoramento de atitudes de gestão e fortalecimento da capacidade de tomada de decisões, pois essas exigem conhecimento técnico e desenvolvimento de processos gerenciais mais específicos.
Projetos Integrados
Projeto Interdisciplinar I, II, III e IV
Durante os quatro semestres do curso, tem-se a disciplina de projeto integrado, que possibilita semestralmente ao aluno visualizar e perceber como as disciplinas do semestre em específico são estruturadas e se inter-relacionam para formar a sua competência e desenvolver a sua habilidade em relação ao seu segmento. A cada semestre o aluno é levado a desenvolver o seu espírito crítico e questionador que o preparam para as adversidades do mercado profissional.
Perguntas Frequentes
O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo é reconhecido pelo MEC?
O curso possui autorização para o seu funcionamento e aguarda visita do MEC para conclusão do reconhecimento do curso, conforme legislação em vigor. A primeira turma finalizou suas atividades acadêmicas e se formou em dezembro de 2010 e recebeu o seu Diploma Universitário de Tecnólogo em Gestão de Turismo.
Qual a formação pretendida pelo curso?
O curso visa formar um gestor e/ou consultor de empresas turísticas, preparado para operacionalizar e gerir qualquer tipo de empresa do ramo de turismo, independentemente de seu porte, bem como atendendo às expectativas e necessidades do mercado. Além disso, desenvolve as habilidades exigidas para que o aluno, ao final do curso, possa trilhar o caminho do empreendedorismo e que tenha o conhecimento essencial para “abrir” a sua própria empresa, caso não queira atuar como colaborador em uma agência de viagem, operadora turística, companhia aérea, etc.
As disciplinas do curso são suficientes para formar um profissional atualizado?
O curso é pautado em conteúdos revistos continuamente, em conjunto por professores e profissionais do mercado, para que se mantenha atualizado em relação aos princípios de formação exigidos pelo dinamismo existente no mercado turístico.
Existe obrigação de cumprimento de Estágio Curricular?
Não. O estágio para os cursos de tecnologia não é obrigatório; mas, caso o mesmo venha a ser realizado pelo aluno, deve seguir a legislação federal em vigor. Neste último caso, a FMU auxilia o aluno na sua busca pelo estágio, através do Banco Metropolitano de Empregos, que visa a oferecer aos alunos e ex-alunos do Complexo Educacional FMU um apoio organizado e sistemático para o ingresso no mercado de trabalho ou para estimular o espírito empreendedor dos que aspiram a uma atividade independente.
Há outras atividades extra-classe a serem cumpridas?
Sim, o curso realizada diversas atividades extra-classe, sendo as principais as que derivam da participação do aluno nos projetos integrados realizados durante o curso. Normalmente essas atividades (pesquisas de campo, visitas técnicas a empresa do turismo e a meios de hospedagem, participação em feiras e eventos, entrevistas com profissionais do mercado, etc) ocorrem fora do horário de aula. Entretanto, as mesmas são de extrema importância para aproximar o aluno do mercado de trabalho e assim facilitar a sua inserção profissional neste segmento.