Apresentação
O curso de Tecnologia em Jogos Digitais é destinado à formação de profissionais capazes de desenvolvimento de soluções comerciais baseadas em jogos digitais. Essas soluções podem alcançar diversas áreas da economia tais como o segmento do entretenimento, o segmento de treinamento empresarial e mesmo o segmento acadêmico.
Os tecnólogos egressos desse curso encontrarão oportunidades em empresas de desenvolvimento de softwares ou mesmo em organizações interessadas na utilização ou criação de jogos com fins específicos.
Assim sendo, o curso é oferecido em formato modular que permite ao alunado a conquista de certificações intermediárias, possibilitando a aplicação imediata do conhecimento adquirido.
Histórico do Curso
O curso de Tecnologia em Jogos Digitais faz parte do eixo Informação e Comunicação. Este eixo compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. Os profissionais deste eixo tem a necessidade de constante atualização tecnológica. O desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação constituem em especificidades desse eixo.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros. Lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados. Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
Conteúdos
Os conteúdos de formação atendem completamente as diretrizes definidas no catálogo nacional de cursos de graduação tecnológica, reguladas pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
A matriz curricular é agrupada por módulos e garante ao aluno certificação parcial ao término de cada um dos módulos previstos.
Módulo 1: Fundamentos dos Jogos
As disciplinas deste módulo tratam de conteúdos relativos aos princípios e fundamentos dos jogos, habilitando os alunos em relação aos pré-requisitos de formação, tais como teoria dos jogos, lógica e construção de programas, cultura das civilizações, princípios da psicologia aplicada, e os ambientes operacionais.
Módulo 2: Projetos de Jogos
Neste módulo são desenvolvidos conteúdos voltados a gestão de projetos e tratam de assunto como o planejamento de conteúdo para jogos, os cenários e recursos, a elaboração de desenhos e personagens virtuais e assuntos relacionados à inovação e criatividade tão necessários no meio profissional.
Módulo 3: Ferramentas para Jogos Digitais
Pela integração das disciplinas do módulo, o aluno adquire conhecimentos e desenvolve habilidades para atuação com ferramentas de edição de áudio e vídeos digitais, modelagem e animação em 3D, criação de Storyboard, além de fundamento matemático essencial à área.
Módulo 4: Aplicações Comerciais de Jogos
Este módulo reserva espaço para a discussão de conteúdos específicos de caráter estratégico e aplicáveis em uma visão sistêmica dos Jogos Digitais. São disciplinas que tratam, por exemplo, de jogos em rede, marketing de jogos, jogos em processos de treinamento, novas mídias e tecnologias para jogos.
Módulo 5: Tópicos Avançados em Jogos Digitais
Este módulo trata de temas avançados em jogos digitais tais como ética profissional e de negócios, gestão de empresas de desenvolvimento, jogos massivos pela internet e elaboração de protótipos.
Projetos Integrados
É um componente curricular destinado à promoção da interdisciplinaridade e desenvolvimento de competências para uma visão sistêmica dos elementos que compõem o processo de formação profissional.
Possui um regulamento próprio que define as etapas a serem cumpridas pelo aluno, em regime presencial e/ou não presencial (assistidas por computador) para cumprimento da carga horária e disciplinas agregadas ao projeto.
O Projeto Integrado do curso permeia todos os semestres letivos do curso. A cada semestre são trabalhadas as competências essenciais do módulo, a desempenhar a função da prática profissional. O trabalho profissional é desenvolvido em equipe, e apresentado para a comunidade acadêmica na Feira de Inovação e Tecnologia, um evento que ocorre no primeiro semestre letivo do ano.
No segundo semestre letivo do ano, as equipes apresentam os projetos desenvolvidos internamente a comunidade do curso.
Galeria de imagens
Aula inaugural do curso de Ciência da Computação e
Tecnologias de Comunicação e Informação do 2º semestre de 2010
Perguntas Frequentes
O curso de Tecnologia em Jogos Digitais é reconhecido pelo MEC?
Todos os cursos da FMU possuem o aval do Ministério da Educação e são, periodicamente, avaliados por este órgão.
Uma vez concluído o curso, posso seguir estudos em nível de pós-graduação?
Sim. O aluno egresso de cursos de graduação tecnológica pode dar continuidade a seus estudos em pós-graduação.
As disciplinas do curso são suficientes para formar um profissional atualizado?
O curso é pautado em conteúdos que são continuamente revistos pelos professores de modo que se mantenha a atualização em relação aos princípios de formação exigidos pelo mercado.
Existe obrigação de cumprimento de estágio?
Não. Não há previsão de cumprimento de estágio curricular obrigatório.
Há outras atividades extra-classe a serem cumpridas?
O curso é pautado em uma formação integral e isso exige que os alunos reservem espaço extra-classe para realização de projetos e pesquisas que integram a proposta pedagógica.